top of page
LOGO--sem-fundo.png

MÉTODO SPT 4.0

VOCÊ NUNCA MAIS VAI EXECUTAR AS FUNDAÇÕES SEM SABER EXATAMENTE O QUE HÁ NO SUBSOLO

ASSISTA AO VÍDEO E ENTENDA COMO A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA VEM TRANSFORMANDO A SONDAGEM DE SOLO

TRAZ 10X MAIS INFORMAÇÕES DO SUBSOLO

DO QUE OS MÉTODOS TRADICIONAIS

 O que faz deste método uma inovação 

 capaz de reduzir em até 50% os custos da fundação? 

Este novo método de sondagem de solo esta initimamente ligado ao conceito de construção 4.0 que tem como premissas a redução de custos, aumento da segurança no trabalho e sustentabilidade ambiental das construções, e só é possível através da tecnologia, tomada e processamento dos dados da construção. O Método SPT 4.0 utiliza duas tecnologias geofísicas associadas, a fim de obter a maior e mais confiável quantidade de informações do subsolo. Facilitando muito a vida dos profissionais envolvidos no projeto e execução das fundações.

SEV.JPG

Sondagem Elétrica Vertical (SEV):

Esta tecnologia baseia-se no fato de que os solos e as rochas, apresentam diferentes coeficientes de resistividade elétrica, em função de suas composições.

Ele é caracterizado como um método não destrutivo, de rápida execução e se assemelha muito a sondagem SPT uma vez que traz informações verticais lineares do subsolo.

Com a SEV é possível identificar o nível do lençol freático, as características de solo e rochas e a resistividade de cada material.

Suas vantagens em relação ao SPT tradicional consiste no fato de que com esta tecnologia é possível diferenciar com precisão o que é de fato o topo rochoso ou um mataco, além de ter informações do solo abaixo deste mataco, sem implicar em acréscimo no custo do serviço. Outro fato que pesa muito em favor da SEV é o tempo de execução dos serviços e entregas de relatório, até 17 vezes menor do que as sondagens tradicionais.

TECNOLOGIA DE PROSPECÇÃO DE PETRÓLEO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Equipamento Italiano

Sísmica de Refração:

Com a Sísmica de Refração é possível identificar o topo rochoso, a espessura de solo e até mesmo os matacos de um terreno.

Também é possível obter um bloco diagrama tridimensional(3D) do subsolo através da interpolação de duas ou mais linhas.

Essas informações auxiliam: no cálculo de volume de matacos, a fim de se levantar o custo com o desmonte antes mesmo de iniciar a escavação. Ou ainda, para que o projetista de fundações possa alocar as estacas nos pontos do terreno onde os matacos não estão presentes, economizando com soluções mais caras de fundações.

sismica 03.PNG
sismica.PNG

Sísmica de Refração:

A partir das velocidades de propagação das ondas sísmicas no subsolo é possível determinar o material e diferenciá-lo quanto às características dos solos e rochas (apresentar perfil detalhado), gerando um perfil sísmico linear.

Este também é um método não destrutivo de rápida execução e é realizado através da geração de ondas sísmicas, por meio de uma fonte externa de impacto (shot), ao longo de uma linha de levantamento onde são posicionados os geofones.

• Exemplo do reconhecimento de matacos no terreno

ECONOMIZE MUITO TEMPO E DINHEIRO

NO PROJETO E EXECUÇÃO DE FUNDAÇÕES.

MAPEIE TODO O SUBSOLO DO TERRENO

MESMO QUE ELE JÁ ESTEJA

EDIFICADO

Tenha clareza sobre as possibilidades de projetar e construir andares de garagem no subsolo antes de comprar o terreno.

LEVANTAMENTO DO SUBSOLO

MESMO EM TERRENOS DE

DIFÍCIL ACESSO

Em terrenos enclinados ou de dificíl acesso é possível realizar com facilidade o levantamento e identificar possibilidade de corte e movimentação de terra.

O QUE VOCÊ PERDE QUANDO DEIXA DE USAR O

MÉTODO SPT 4.0 NA SUA OBRA?

Diferenciais para você analizar:

1 - INFORMAÇÕES

GERAIS DO SUBSOLO

 SPT 4.0 

CAMADAS DO SOLO;

TIPO DE MATERIAL;

NÍVEL DE COMPACTAÇÃO DO SOLO; INTERPRETAÇÃO GEOLÓGICA;

NÍVEL DE LENÇOL FREÁTICO

PERFIL LINEAR DO SUBSOLO

BLOCO DIAGRAMA 3D DO SUBSOLO

IDENTIFICAÇÃO DO POSICIONAMENTO DOS MATACOS.

 TRADICIONAL 

CAMADAS DO SOLO;

TIPO DE MATERIAL;

NÍVEL DE COMPACTAÇÃO DO SOLO; INTERPRETAÇÃO GEOLÓGICA;

NÍVEL DE LENÇOL FREÁTICO.

2 - INFORMAÇÕES

ESPECÍFICAS SOBRE MATACOS

 SPT 4.0 

É POSSÍVEL IDENTIFICAR A EXTENSÃO E PROFUNDIDADE DOS MATACOS DO TERRENO, A FIM DE SE CALCULAR OS VOLUMES DAS ROCHAS E CUSTO DE DESMONTE DELAS.

 TRADICIONAL 

NÃO É POSSÍVEL SABER O TAMANHO NEM A PROFUNDIDADE DO MATACO. TAMPOUCO DIFERENCIAR MATACOS DE TOPO ROCHOSO.

3 - RESISTÊNCIA DO SOLO

ABAIXO DOS MATACOS

 SPT 4.0 

É POSSÍVEL SABER A RESISTÊNCIA E COMPACTAÇÃO DO SOLO ABAIXO DOS MATACOS SEM ACRÉSCIMO NO CUSTO NEM TEMPO DE EXECUÇÃO.

 TRADICIONAL 

É POSSÍVEL SABER A RESISTÊNCIA E COMPACTAÇÃO DO SOLO ABAIXO DOS MATACOS SEM ACRÉSCIMO NO CUSTO NEM TEMPO DE EXECUÇÃO.

4 - TEMPO DE EXECUÇÃO

E RESULTADOS

 SPT 4.0 

O TEMPO MÉDIO ENTRE EXECUÇÃO EM CAMPO, INTERPRETAÇÃO DOS PERFIS E ENTREGA DOS RELATÓRIOS É DE 5 DIAS DEPENDENDO DA REGIÃO DO PAÍS ONDE SERÁ REALIZADO O SERVIÇO.

 TRADICIONAL 

EM MÉDIA 30 DIAS, PODENDO SER MAIOR CASO ESTEJA CHOVENDO NOS DIAS DE TRABALHO DE CAMPO.

5 - INFORMAÇÕES DE

NÍVEL DO TOPO ROCHOSO

 SPT 4.0 

É POPSSÍVEL IDENTIFICAR A PROFUNDIDADE, PERFIL LINEAR E DIAGRAMA 3D DO TOPO ROCHOSO PRESENTE EM TODOS OS PONTOS DO TERRENO.

 TRADICIONAL 

SOMENTE É POSSÍVEL IDENTIFICAR O TOPO ROCHOSO PONTUALMENTE, NÃO SENDO POSSÍVEL DIFERENCIA-LO COM 100% DE PRECISÃO DE UM MATACO OU QUALQUER OUTRO OBSTÁCULO.

Quem somos

A Amnis Engenharia, alinhada ás demandas da construção 4.0 é uma empresa focada em elevar a produtividade e eficácia das construções utilizando a tecnologia para isso. Como resultado da união de engenheiros especialistas em cálculo de estruturas metálicas, geofísica aplicada a engenharia, realidade virtual e aumentada, a empresa se diferencia por pensar fora da caixa e oferecer soluções que vão além do convencional. E o resultado se traduz em projetos otimizados, economia de recursos e qualidade

Agora você pode...

Fechar esta página, desconsiderar as informações que acabou de descobrir sobre o Método SPT 4.0 e continuar realizando somente os métodos tradicionais de sondagem de solo nas suas obras. Assim, continuará tendo informações inconclusivas do subsolo, projetando fundações superdimensionadas, tendo obras paralizadas por não conseguir executar as estacas conforme o projeto ou gastando muito com fundações mais complexas desnecessariamente.

Ou...

Clicar no botão abaixo, conversar com um especialista para saber mais sobre os benefícios desta tecnologia e iniciar a aplicação do Método SPT 4.0 já na sua proxima obra. Assim, você terá informações suficientes para projetar e realizar as fundações de forma otimizada e sem imprevistos na execução. Economizando tempo e recursos, aumentando a produtividade e lucro nas suas obras.

LOGO--sem-fundo.png
Icone Instagram.png
bottom of page