top of page

Projetos e cálculos de Estruturas Metálicas - Como funciona e por que é uma boa opção

  • Amnis
  • 6 de nov. de 2020
  • 1 min de leitura

O cálculo estrutural é uma parte muito importante de qualquer obra. Ele é definido como um projeto complementar ao arquitetônico, cujo foco é conceber, distribuir, interligar, analisar, dimensionar e proporcionar os elementos estruturais (vigas, pilares, lajes), para garantir a sustentação segura das demais estruturas, sem exceder os limites dos materiais. Quase como o “esqueleto” da construção civil.

Quando pensamos em qual o melhor material para constituir esse esqueleto, as estruturas metálicas se destacam por diversos motivos. Sua montagem é mais rápida e eficiente, viabilizando retorno econômico mais rápido, e permite executar grandes obras com altos índices de produtividade. As estruturas em aço são ainda uma opção mais sustentável, sua produção é racional no uso dos materiais, com baixo nível de desperdício. É rápida, limpa, e feita de um material 100% reciclável.





Outra vantagem da estrutura metálica em aço é o peso - são mais leves em relação às estruturas de concreto, e portanto demandam fundações menos robustas e consequentemente mais baratas. Além, de permitirem a execução de grandes vãos, sem a necessidade de pilares, por conta da sua maior resistência à flexão. Quanto à qualidade e durabilidade, por serem produzidas industrialmente, possuem grande precisão, logo, são mais fáceis e confiáveis de serem calculadas em comparação a outros sistemas.

A indústria de estruturas metálicas aumenta em passos largos, e a tecnologia evolui constantemente melhorando as opções de uso, adquirindo maior flexibilidade de aplicação, criando novos desenhos e melhorando a qualidade dos materiais. Esse método construtivo pode ser excelente, não somente em construções industriais, mas também nas construções habitacionais, com ganhos em execução, tempo e produtividade.



 
 
 

Comments


bottom of page